Na manhã dessa sexta-feira, 26/06, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), inaugurou um trecho da transposição do Rio São Francisco que beneficia o Ceará. Desde o início da semana apoiadores do presidente espalham fake News nas redes socais aderindo a construção da obra sendo unicamente dele, só que Bolsonaro construiu pouco mais de dois quilômetros de um total 3% que faltava para chegar ao Ceará. Antes dele o presidente Michel Temer (MDB), havia inaugurado outro trecho concluído pela presidenta, Dilma Rousseff (PT), que sofreu o impeachment antes de inaugurar o penúltimo trecho.

A transposição não pode ser vista como uma obra de Bolsonaro e muito menos de Temer, quem pensa que sim é bastante desinformado.

A construção da transposição do rio São Francisco, foi iniciada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e levada até 86,4% de conclusão. A ideia que estava no papel desde os tempos do planejamento da administração pública brasileira da época do Brasil Império, de dom Pedro I, no século XIX, o então presidente Lula foi o único em mais de 500 anos de Brasil que fez acontecer a gigantesca obra, pensada para reduzir os problemas gerados pela seca no sertão nordestino. A presidenta Dilma foi quem deu continuidade ao projeto ao suceder Lula. Inclusive no exato dia em que o Senado Federal votava o relatório do processo que visava afastar a presidenta legitimamente eleita, no dia 06 de maio de 2016, Dilma visitava as obras que estavam na fase final de conclusão no penúltimo trecho em Cabrobó (PE), e certamente teria concluído a empreitada não tivesse sido apeada do poder por políticos que fingiam estar combatendo a corrupção.

Distância e custos da Obra

A transposição do Rio São Francisco se estende por 477 km e é dividido nos eixos leste, com 217 km, e norte, com 260 km. Incialmente a obra estava avaliada em 4,5 bilhões com entrega para dezembro de 2012, atrasos e revisão da obra atualizaram a data de entrega que passou para o final de 2016, após o impeachment da Dilma a obra parou e resurgiu em 2017 elevaram seu valor para 11,7 bilhões. Os custos de bombeamento foram removidos no mesmo ano e ainda não foi divulgado pelo atual governo quem vai pagar esse custo.

A captação e bombeamento das águas acontecem a mais de 2 mil quilômetros da nascente do rio e segue até a estação de bombeamento no Ceará.

Abaixo a linha do tempo conta toda a história da Transposição

Documentos mostram que Bolsonaro avançou somente 2% na Transposição do São Francisco

Em janeiro de 2022, após algumas inaugurações em que o presidente Jair Bolsonaro fez questão de participar, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apontou em relatório que o projeto avançou para 98,64% em dezembro de 2021 - um acréscimo de 1,74% na execução. As obras ainda não estão concluídas, apesar de Bolsonaro ter participado de evento no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira 09 de fevereiro.

Bolsonaro e apoiadores tem produzido várias fake news creditando a obra a ele.

 

Conteúdo Especial Cabeça Livre | Escrito com informação das Agências