Lula no G7: O único presidente do Brasil a ser covidado nas duas últimas décadas

Luiz Inácio Lula da Silva é o único presidente na história do Brasil a ser convidado e participar das reuniões do G7. Lula em seus dois primeiros mandatos de presidente esteve participando entre 2003 e 2009, o que colocou o Brasil em evidencia diplomática como faz agora na reunião do G7 que acontece de 20 a 21 de maio no Japão.

O que é o G7?

O G7 é um grupo que se reúne anualmente em uma cúpula e é formado pelos sete países mais industrializados e ricos do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A União Europeia também participa como convidada. O objetivo do grupo é discutir e coordenar políticas econômicas, sociais e ambientais de interesse global.

Quem vai participar da cúpula?

Além dos líderes dos países-membros do G7 e da União Europeia, a cúpula contará com a presença de convidados especiais, como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula foi convidado pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em reconhecimento ao papel do Brasil como uma potência emergente e um parceiro estratégico do Japão.

Esta será a sétima participação de Lula em cúpulas do G7. A última vez que ele esteve presente foi em 2009, na Itália.

Durante os governos Michel Temer e Jair Bolsonaro, o Brasil não foi convidado a participar de nenhuma reunião do grupo.

Quais são os temas em debate?

  • A agenda da cúpula do G7 deste ano inclui temas como:
  • A guerra na Ucrânia e a busca por uma solução pacífica para o conflito ;
  • O acompanhamento da inflação nas economias do mundo e as medidas para garantir a estabilidade financeira ;
  • A aceleração de ações voltadas à mudança do clima e à transição energética, com ênfase na redução das emissões de gases de efeito estufa e no aumento das fontes renováveis de energia ;
  • A ajuda internacional para os países de média e baixa renda que enfrentam dificuldades por conta da crise da dívida e da pandemia de Covid-19 ;
  • A segurança alimentar e o combate à fome e à desnutrição no mundo;
  • O desenvolvimento global e a promoção dos direitos humanos, da democracia e do multilateralismo.

Qual é a importância da cúpula para o Brasil?

A participação do Brasil na cúpula do G7 é uma oportunidade para o país se aproximar dos principais atores internacionais e defender seus interesses e valores. O Brasil pode contribuir com sua experiência e visão sobre os temas em discussão, além de buscar parcerias e cooperações com os países do grupo.

O Brasil também pode aproveitar a ocasião para fortalecer sua imagem no cenário mundial, mostrando seu compromisso com a democracia, a modernização econômica, a proteção do meio ambiente e dos direitos humanos.

Por fim, a cúpula pode ser um espaço para o presidente Lula dialogar com outros líderes sobre questões bilaterais e regionais de interesse mútuo, como o comércio, os investimentos, a integração sul-americana e a paz na América Latina.

Conclusão

A reunião do G7 no Japão é um evento de grande relevância para o mundo e para o Brasil. O encontro vai abordar temas que afetam diretamente a vida das pessoas e o futuro do planeta. O Brasil tem muito a oferecer e a ganhar com sua participação na cúpula. Por isso, vale a pena acompanhar as notícias sobre o evento e ficar por dentro das decisões que serão tomadas pelos líderes mundiais.

 


1000 Caracteres restantes