0
0
0
s2smodern
Anúncie no #CabeçaLivre - Fale Conosco

O Instituto Antônio Conselheiro em parceria com o Governo do Estado Ceará, implantou 40 (quarenta) Sistemas de Tratamento e Reuso de Águas Cinzas nos municípios de Canindé, Choró, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu. Esta tecnologia social tem por objetivo coletar as águas provenientes do banho, da lavagem de roupa e de louça, as chamadas águas cinzas, e direcioná-las a um filtro composto por mecanismos de impedimentos físicos e biológicos.

Após passar pelo filtro a água é armazenada no tanque de reuso e está apta a ser utilizada para irrigação.

Desta forma a água que até o momento era desperdiçada e lançada nos arredores das residências, causando danos ao meio ambiente e saúde pública, agora é tratada e utilizada para irrigação de fruteiras, hortaliças e plantas medicinais nos arredores das residências, nos chamados quintais agroecológicos, estes quintais funcionam como “despensas naturais”, em que as famílias podem recorrer fácil e cotidianamente para o preparo das refeições diárias, contribuindo assim, para segurança alimentar e nutricional, geração de renda a partir da venda do excedente e ainda para preservação da agrobiodiversidade.

Um aspecto do projeto que merece atenção é o fortalecimento dos quintais agroecológicos, pois estes espaços produtivos, em sua grande maioria, são mantidos e administrados pelas mulheres, desta forma, fortalecer os quintais é uma maneira de dar visibilidade ao importante trabalho desenvolvido por elas, que muitas vezes é tido como secundário ou de menor importância, além de proporcionar empoderamento e autonomia política, social e econômica as mulheres.

“Sempre tive vontade de ter meu canteiro, hoje graças ao trabalho de vocês, tenho um quintal cheio de planta, verdura de todo jeito e é daqui que eu vivo”. A frase é de Dona Silvia Helena de 33 anos, da comunidade de Lima dos Pedros, localizada no município de Senador Pompeu. Mulher guerreira e agricultora familiar, Dona Silvia Helena foi beneficiada esse ano com a tecnologia social de Sistemas de Tratamento e Reuso de Águas Cinzas. Orgulhosa ela mostrou como seu quintal agroecológico tem tomado cada vez mais força dentro da sua comunidade, pois a partir do aumento da disponibilidade de água para produção de seus alimentos ela pode gerar um incremento na renda familiar e nesse sentido garantiu também o aumento da segurança alimentar e nutricional de sua família.


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Boletim Eletrônico

Receba nossas notícias em seu e-mail:


Somos FeedBurner e contra SPAM