0
0
0
s2smodern
Anúncie no #CabeçaLivre - Fale Conosco

Começou nesta segunda-feira (1º) o plebiscito popular para decidir se a população brasileira é ou não favorável à convocação de uma assembleia constituinte exclusiva para fazer uma reforma política no país. A votação acontece durante toda a Semana da Pátria (até 7 de setembro) nas urnas espalhadas por todo o território nacional e pela internet. No Iguatu você encontra as urnas em sindicatos, escolas e praças.

O plebiscito tem apenas uma questão: "Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?". Os representantes dessa assembleia seriam parlamentares eleitos com novas regras, com a única responsabilidade de debater as mudanças possíveis relacionadas ao sistema político por meio de novas leis e emendas na atual Constituição.

A expectativa do plebiscito é alcançar 10 milhões de assinaturas - maior número já atingido por um plebiscito popular no país - que serão entregues ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Presidência da República.

Em meio aos protestos, a presidente Dilma Rousseff apresentou ao Congresso Nacional uma proposta de participação popular na reforma política, mas a proposta não avançou. Em janeiro desse ano foi lançada em Porto Alegre a campanha regional pelo Plebiscito Popular. A campanha começou com 1700 comitês das entidades apoiadoras em todo o país, mas os locais de votação tem aumentado a cada hora e a previsão é que os votos sejam contabilizados até o dia 21 de setembro.

Vote rápido pela internet

Esta sem tempo de sair, clique aqui e vote online


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Boletim Eletrônico

Receba nossas notícias em seu e-mail:


Somos FeedBurner e contra SPAM