Prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, confirma adesão ao programa Internet para Todos que atenderá 22 comunidades
Prefeito Ednaldo Lavor confirma adesão ao programa Internet para Todos e mais de 22 comunidades de Iguatu serão beneficiadas

Prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, confirma adesão ao programa Internet para Todos que atenderá 22 comunidades

O prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor (PDT) assina nesta segunda-feira, 12/03, o termo de adesão ao programa “Internet para Todos”.

A cerimônia realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a partir das 15h, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O município, inclusive, é um dos primeiros a serem contemplados com a iniciativa - que visa levar conexão de internet de maneira moderna e eficiente em todo o território nacional.

Segundo o secretário Adjunto da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Iguatu [Secitec], Rikáryo Mourão, serão ao todo 22 pontos, sendo 19 comunidades rurais e três bairros urbanos beneficiados com o programa. Mourão destacou que a secretaria esteve atuando juntamete com o gabinete do prefeito e contou com a colaboração das secretarias de Saúde e Educação para identificar os pontos com a infraestrutura necessária para receber os equipamentos.

Veja a lista:

Aroeiras, Baú, Cajás, Vila Estrada, Gameleira, Quixoá, Recreio, Riacho Vermelho, Santa Rosa, Serrote, Sítio Itans, Sítio Retiro, Tipis, Vila do Bravo, distrito José de Alencar, Suassuna, Barreiras, Fomento, Gadelha, Barro Alto, Areias II e Cohab III.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor é mais um beneficio que amplia o desenvolvimento econômico e social de Iguatu e região. "O programa Internet para Todos vai levar conexão em banda larda para diversos locais da cidade, além de ofertar internet gratuita para escolas, postos de saúde e hospitais”, disse Lavor.

Como funciona

A conexão à internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O SGDC é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à banda larga no país. Lançado ao espaço em maio deste ano, o equipamento é o primeiro no Brasil de uso civil e militar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do Governo Federal, por meio de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Defesa. A previsão é que o equipamento seja operacional por 18 anos.

O programa

O programa Internet para Todos já tem 2.260 cidades prontas para assinar o termo de adesão. O número de municípios habilitados pode ser acrescido em mais de 330 já que 2.593 cidades manifestaram interesse em participar do programa, afirma o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Escrito com informações das agencias, Blog RR Interativo e foto arquivo da prefeitura de Iguatu


1000 Caracteres restantes