Estudo: Ivermectina é inútil ao Covid-19 e pode causar grave diarreia
Estudo: Ivermectina é inútil ao Covid-19 e pode causar grave diarreia

Estudo: Ivermectina é inútil ao Covid-19 e pode causar grave diarreia

Um novo estudo na Malásia descobriu que a ivermectina não foi útil no tratamento do Covid-19, como outros estudos descobriram anteriormente. No entanto, testes realizados mostraram que alguns pacientes em uso do medicamento desenvolveram diarreia grave.

Os pesquisadores afirmaram que “o tratamento com ivermectina no início da doença não impediu a progressão para doença grave” e que “os resultados não suportam o uso de ivermectina em pacientes com Covid-19”.

O estudo acompanhou um grupo de 500 pessoas que testaram positivo para SARS-CoV-2, todas com 50 anos de idade ou mais e com pelo menos uma comorbidade. Além dos cuidados padrão, metade dos infectados recebeu ivermectina para tratar seus sintomas.

Efeitos adversos da Ivermectina

Eventos adversos ocorreram em 44 dos pacientes acompanhados no estudo, 33 deles no grupo da ivermectina. O principal evento adverso foi diarreia grave com perda súbita de água nos pacientes, enquanto outros apresentaram condições mais preocupantes, como infarto do miocárdio. Em todas as medidas analisadas, o grupo que recebeu ivermectina não teve um desempenho melhor do que o grupo controle. Treze dos pacientes do estudo morreram, mas, segundo os pesquisadores, isso não estava relacionado ao uso de drogas.

"A taxa significativamente mais alta de [eventos adversos] no grupo da ivermectina levanta preocupações sobre o uso do medicamento fora do ambiente de teste e sem supervisão médica", alertaram.