Testamos três programas para converter seus textos em áudios

Testamos três programas para converter seus textos em áudios

Pesquisamos na internet por vários programas, na verdade foram 18 programas, que convertessem textos em áudios e áudios em texto e avaliamos todo o processo de interface e resultado final das conversões que utilizam os mais variados formatos como: MP3, WMV, OGG, DOC, DOCx e TXT, uma variedade muito boa e o melhor de tudo, quase tudo grátis.

Hoje no Brasil mais de 19% da população possui algum tipo de deficiência visual e a utilização dos programas conversores de texto pode ser uma boa não só para quem tem deficiência, mas para você que corre o dia inteiro e não tem como parar para ler aquele textão para a prova da escola, universidade, concurso ou para qualquer outro fim.

De todos os programas pesquisados e testados selecionamos os três que nos entregaram os melhores resultados de qualidade de leitura textual, voz, áudios em outros idiomas além do nosso português brasileiro.

1. Balabolka (grátis)

O Balabolka que traduzindo do Russo "papeador" foi o que se saiu melhor, é ótimo, completo e fácil de usar, converte com perfeição textos em áudio nos formatos WAV, MP3, MP4, OGG ou WMA.

Outras características do programa é a possibilidade de controlar a velocidade, tonação e volume da voz, além de várias outras ferramentas.

O programa se destaca não só pela qualidade, mas também pela facilidade de converter textos em áudio (sem precisar abrir os arquivos), basta clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo do Word.

Saiba mais:

Tutorial: Convertendo texto em áudio MP3 usando o Balabolka

Desenvolvedor: Cross+A | Versão: 2.15.0.750

Baixar Balabolka

2. DSpeech (grátis)

A simplicidade e leveza do Dspeech é algo impressionante, já sua interface bastante intuitiva precisa evoluir esteticamente. Ao abrir o programa você visualiza uma caixa de texto bem grande para digitar ou colar o texto ou usar a opção abrir texto nos formatos, docx, txt, html e pdf, que você pretende converter para áudio.

Na parte inferior do DSpeech você encontra vários botões de controle de voz e na barra do lado direito você pode escolher o tipo de voz, qualidade do áudio, volume, velocidade dentre outras configurações.

A dificuldade maior do programa é não ser automatizado o idioma, para sair do inglês e traduzir para português brasileiro, você precisará baixar o arquivo de tradução e instalar.

Saiba mais:

Vídeo: Converter texto em áudio MP3 usando o DSpeech

Tutorial: Converter texto em áudio MP3 usando o DSpeech

Desenvolvedor: D-Software | Versão: 1.73

Visite o site para baixar

3. TextAloud (grátis para testar)

Apesar de não ser o melhor com a interface intuitiva o TextAloud necessita que você dê uma estudada com mais atenção em suas funções a partir dos menus nas barras de ferramentas para saber o que cada botão faz.

A complexibilidade inicial do TextAloud compensa, por ter muito mais opções de configurações disponíveis e que conseguem entregar um arquivo final com muita qualidade de som e leitura aprimorada.

Infelizmente o TextAloud não possui uma versão gratuita, mas possui uma versão trial que lhe dá 20 dias de uso grátis.

TextAloud suporta os formatos: doc, txt, html e pdf.

Desenvolvedor: NextUp | Versão: 4.0.46 Trial (20 dias)

Baixar TextAloud

 


1000 Caracteres restantes


Boletim Eletrônico

Receba nossas notícias em seu e-mail:


Somos FeedBurner e contra SPAM