Revisando textos com o recurso de áudio do Word

Revisando textos com o recurso de áudio do Word

Sete em cada dez redatores brasileiros são os responsáveis por revisar os textos que eles próprios produzem. A maioria não conta, portanto, com o auxílio de alguém para fazer o papel de revisor.

Este dado foi demonstrado na pesquisa “A Anatomia de um Blog Post”, realizado em 2018 tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

 

Revisando textos com o recurso de áudio do Word
A pesquisa da Anatomia de um Blog Post, realizada em 2018 mosta que o Brasil e Estados Unidos são os que mais usam o recurso de voz na hora de corrigir um texto [Imagem: Dino]

 

Quem escreve sabe que o processo de revisão é crítico porque elimina erros. Quando o redator tem a incumbência de revisar o próprio texto, cresce o risco de ele cometer erros tolos - como digitação, ortografia, concordância nominal e outros.

Neste post, apresentamos uma sugestão: fazer a revisão do texto em áudio usando um recurso nativo do Microsoft Word.

Basta ativar o recurso “Ler em Voz Alta” para que uma voz automática do Word - parecida com a de serviços como Google, Waze e afins — dite o texto. À medida que a leitura é feita, um cursor do Word acompanha a leitura. Por experiência própria, podemos afirmar que a eficiência da revisão aumenta significativamente.

O vídeo abaixo, de menos de 15 segundos de duração, mostra como ativar o recurso, que está disponível na versão atual do Word. Apenas a título de exemplo, retiramos da Wikipédia as primeiras frases da página que explica o que é internet.

Como você pôde perceber, ativar o recurso no Word é muito simples:

  1. Posicione o cursor no início do texto - ou no trecho que você deseja revisar;
  2. Com o mouse, clique no item “Revisão” no menu superior;
  3. Clique na opção “Ler em Voz Alta”.

 

Considere que pode haver algumas diferenças na posição desses itens conforme a versão do seu Word e do seu sistema operacional (Windows, iOS ou Linux).

Considere, ainda, que você talvez tenha de fazer algum ajuste no idioma do texto. Por padrão, a revisão em voz será feita no mesmo idioma para o qual o dicionário do Word estiver selecionado.

Takeaways

Sete em cada dez redatores brasileiros revisam os próprios textos. Uma dica para aumentar a eficiência nessa tarefa é usar o recurso de “Ler em Voz Alta”, disponível no Microsoft Word.

 

fonte: Dino


1000 Caracteres restantes


Boletim Eletrônico

Receba nossas notícias em seu e-mail:


Somos FeedBurner e contra SPAM